No último domingo, 20 de outubro de 2024, aconteceu a 30ª Romaria da Diocese de Cachoeira do Sul – Maria, Mãe do Redentor, com o lema: 30 anos peregrinando com Maria, Mãe do Redentor. Milhares de romeiros, se concentraram em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, seguindo em procissão ao Parque da Romaria. Romeiros de todas as paróquias da Diocese estiveram presentes, e de outros lugares, igualmente, vieram celebrar com a Mãe do Redentor.
A trigésima edição da Romaria a Mãe do Redentor, recebeu um grande número de peregrinos. Entre os romeiros que percorreram o trajeto da procissão e as demais pessoas que aguardavam a chegada da Mãe do Redentor no Santuário, estima-se um público de 60 a 65 mil peregrinos.
A celebração foi presidida por Dom Bertilo Morsch – Bispo auxiliar de Porto Alegre, acompanhado de Dom Edson Batista de Mello, padres e diáconos.
Dom Bertilo, em sua homilia mencionou que “Maria é modelo de inspiração para todos nós. Ressaltando a convocação do papa Francisco o ano do Jubileu da Esperança, a qual não podemos perder a esperança, somos chamados a sermos orantes. Devemos tomar consciência da necessidade natural da oração, reforçando nossa vida oracional, sendo a oração para alma como ar é para os pulmões, é sobrevivência da vida humana. O olhar de Maria nos ensina a olharmos aos que naturalmente olhamos menos e que mais necessitam, os que estão sozinhos, doentes, os que não conhecem Jesus Cristo”.
Na parte da tarde seguiu com bênçãos aos peregrinos; uma gincana com vários grupos de jovens da diocese e, após, adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção da saúde, conduzida por Dom Edson Batista de Mello que em sua homilia destacou: “nós, no nosso coração, tendo a fé, sintonizamos com a esperança eficaz de Cristo, pois pela fé você recebe o toque da mão chagada do Cristo glorioso e ressuscitado.
Assim, unidos em oração e fortalecidos na fé, caminhamos com Maria, Mãe do Redentor rumo ao Jubileu da Esperança 2025.